Voltar

Como funciona o biodigestor: entenda melhor o equipamento

23/03/2022

Durante o dia a dia, nós costumamos utilizar diversos litros de água, não é mesmo? Seja para lavar as mãos, tomar banho ou dar descarga no banheiro, sempre eliminamos a água usada pelo ralo, que leva diretamente para o sistema de esgoto doméstico. Para o tratamento da matéria orgânica contida no esgoto algumas opções de biodigestores podem ser usadas. Contudo, a forma como funciona o biodigestor ainda é cercada de dúvidas por muitas pessoas.

Além disso, o biodigestor é considerado uma solução bem inteligente, sustentável e prática de tratamento do esgoto doméstico. A prática impede a poluição do meio ambiente, ajuda a cuidar da higiene e é bem econômica. Neste post, explicamos melhor como funciona o biodigestor, para quais projetos ele é mais indicado e como funciona  a instalação. Continue a leitura e confira agora mesmo!

Tudo sobre como funciona o biodigestor

Na prática, o biodigestor vai ser uma carta na manga para quem precisa tratar o esgoto de uma casa, escritório ou até mesmo fazenda, antes que os resíduos sejam eliminados. Isso ajuda a preservar o meio ambiente, diminuindo a poluição. A seguir, contamos melhor o que é, como funciona e quem pode se beneficiar da compra de um equipamento destes. Confira!

O que é biodigestor

Como você pode entender acima, ele é voltado para o tratamento de efluentes do projeto ao qual é instalado. Este equipamento é instalado e conectado ao esgoto do projeto em questão. Assim, no biodigestor, o processo de biodigestão anaeróbia (ausência de oxigênio) é realizado, o que faz com que a matéria orgânica seja consumida, gerando esgoto tratado, lodo estabilizado e gás.

Quem precisa de um biodigestor

O biodigestor é indicado para as regiões que não têm um serviço de saneamento básico, sendo uma boa opção para casas, comércios, sítios, chácaras, fazendas ou qualquer outro projeto que precise de um sistema de tratamento de esgoto. Além disso, a utilização de um biodigestor também não gera custos posteriores com um caminhão limpa-fossa. Vale ressaltar que esse equipamento previne a contaminação ambiental, por propiciar o tratamento do esgoto, que também acontece sem mau cheiro.

Como funciona o biodigestor residencial ou comercial

Primeiramente, é importante se atentar ao local de instalação e como fazer isso. Para garantir que tudo seja feito corretamente, é importante que um técnico de instalação acompanhe o processo. O biodigestor Fortlev deve ser instalado enterrado, lembrando que é necessária a utilização de uma base de assentamento e compactação em camadas, que vai manter o equipamento “enterrado”. Contudo, caso opte por instalar o biodigestor na garagem, no caso de tráfego de pessoas ou de veículos, é importante que faça uma laje de fechamento, com 20 cm de distância do topo do biodigestor.

O esgoto da residência passa pela tubulação, escorrendo para dentro do biodigestor que está instalado, sendo transferido para o fundo do equipamento. A partir daí, o resíduo passa por um processo de digestão anaeróbia, ou seja, sem oxigênio. Depois disso, o resultado do processo da decomposição gera três tipos diferentes de compostos.

  • Lodo estabilizado;
  • Biogás;
  • Esgoto tratado.
Dividido em lodo sólido, biogás e esgoto tratado, todo o resíduo é eliminado de maneira sustentável.

Após isso, cada composto resultante do processo de biodigestão tem uma destinação diferente. O lodo fica retido na parte inferior do equipamento e depois é conduzido através da tubulação de descarte para o leito de secagem. O biogás é liberado na área externa da casa por meio da tubulação. Por sua vez, o esgoto tratado é descartado através da tubulação de saída.

Conheça os biodigestores Fortlev

Na criação de todos os nossos produtos e equipamentos, temos sempre duas responsabilidades. A primeira é o compromisso com a qualidade e a segunda um comprometimento com o meio ambiente e a sustentabilidade. Nossos biodigestores reúnem perfeitamente esses dois objetivos. Cada uma delas entrega uma qualidade sem igual, sempre ajudando a evitar a poluição. Conheça melhor estes produtos clicando aqui!