Voltar

Indústria doa 20 cisternas para Comunidade de Xucurus

20/01/2012

Vinte cisternas para captação de água da chuva, com capacidade para 16 mil litros cada, estão sendo doadas pela empresa FortLev para a comunidade do Xucurus, no interior de Pernambuco. A ação é realizada em parceria com a Fundação Terra, dirigida pelo Padre Airton Freire, e visa a garantir a oferta de reservatórios higiênicos, resistentes, atóxicos e inodoros para o armazenamento de águas da chuva ou potável, beneficiando cerca de 100 moradores de 20 famílias. A instalação dos reservatórios é realizada nesta sexta-feira, dia 20.

Nessa região, onde secas acontecem com frequência, as chuvas não são suficientes para o abastecimento de água, o que obriga muitas prefeituras a enviarem caminhões-pipa para abastecer as famílias. A região receberá as unidades do produto, fabricado em polietileno, e a comunidade será orientada sobre a prática de instalação, que é simples e rápida

A cisterna foi desenvolvida especialmente para atender essa necessidade e tem como vantagem possuir bomba manual, como forma de facilitar a retirada da água do reservatório. Além disso, possui furação para instalação do tubo coletor de água e tampa de travamento total que impede a entrada de insetos e impurezas, protegendo contra dengue e outras doenças.

Outras ações e ampliação do programa

Em outubro do ano passado, a FortLev realizou, em uma ação-piloto, doações de cisternas para as famílias do povoado de São José, localizado no município de Capim Grosso, na Bahia (foto). A previsão da empresa é expandir o projeto, atendendo a mais municípios em todo o Brasil durante 2012 como parte de seus programas na área social.

Sobre a FortLev

Fundada em 1989, a FortLev é maior produtora de soluções em armazenamento de água do Brasil e atualmente líder em seu segmento no mercado brasileiro. Com atuação em todo o território nacional e até em outros países, carrega em sua trajetória o pioneirismo na utilização de matérias-primas, como o polietileno, na fabricação e desenvolvimento de produtos exclusivos para o consumidor. Com uma das maiores capacidades produtivas mundiais, possui quatro modernas unidades fabris – no município de Serra (ES), no polo petroquímico de Camaçari (BA), em Cajamar (SP) e em Araquari (SC) – que juntas têm capacidade para produção de milhares de toneladas de peças por mês, como caixas d’água, tanques, cisternas, estações de tratamento de esgoto domiciliar, caixas multiuso, telhas translúcidas, tubos e conexões, entre outros.

Sobre a Fundação Terra

É uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada pelo Padre Airton Freire, numa comunidade denominada Rua do Lixo, na periferia de Arcoverde, cidade que fica na região semiárida do Estado de Pernambuco, a cerca de 3,5 horas de Recife. A fundação nasceu para dar assistência a homens, mulheres e crianças que vivem em condições precárias de moradia, alimentação e acesso a serviços básicos.