Voltar

Filtro de reservatório garante água mais limpa para o dia a dia

01/08/2018

Na hora da instalação dos reservatórios, vários cuidados são importantes para garantir a qualidade da água armazenada. Dentre eles, um item começa a ser mais difundido no Brasil por desempenhar um papel fundamental. Trata-se do filtro instalado antes da entrada de qualquer tipo de reservatório – caixa d’água, tanque, cisterna – para reter partículas de sujeira, como areia e barro, e garantir água mais limpa para o dia a dia dos usuários.

De acordo com o diretor Comercial e de Marketing da Fortlev, Wenzel Rego, além do aumento da qualidade da água, os benefícios da instalação do filtro são a redução da quantidade de partículas depositadas no fundo do reservatório, facilitando a sua limpeza; e o aumento da vida útil dos aparelhos hidráulicos, uma vez que ele impede que as partículas de sujeira entrem e gerem desgaste nesses equipamentos.

Entre as principais características especificamente do Filtro de Entrada de Caixa d’Água da Fortlev estão a vazão de 1.200 litros/hora e o grau de filtração de até 15 micras. Isso significa que ele é capaz de filtrar partículas minúsculas de uma grande quantidade de água passando pela tubulação, a exemplo de um grão de areia, que possui 200 micras. O item também possui certificação que atende a portaria 344 do Inmetro/2014 e as especificações da NBR 16908:2012, que regulamentam as normas dos aparelhos para melhoria da qualidade da água para consumo humano.

O produto conta ainda com uma chave de Instalação, componente que facilita a troca do elemento filtrante (refil) e garante a vedação completa. A instalação correta deve ser realizada entre o hidrômetro e o reservatório de água, conforme indicado nas instruções que acompanham o produto.

Elemento filtrante

Produzido em polipropileno (PP), o elemento filtrante do produto é atóxico e deve ser trocado a cada seis meses ou quando houver redução do fluxo de água – o que acontece com a saturação, devido à retenção de partículas. O elemento filtrante comercializado pela Fortlev é compatível com o nosso antigo modelo e outras marcas disponíveis no mercado que tenham as mesmas dimensões.

Vale ressaltar que o filtro não elimina bactérias, não reduz o teor de cloro e não torna a água potável ou própria para beber diretamente.