Voltar

Soluções para armazenar água

24/10/2018

A falta de chuva em algumas cidades brasileiras vem preocupando as autoridades e a população. O risco de desabastecimento pode ocasionar uma nova crise como a que acometeu algumas regiões do Estado de São Paulo. Mas com algumas atitudes no dia a dia é possível cuidar melhor da água, reservando adequadamente a potável e armazenando a da chuva para o seu aproveitamento em usos específicos.

Comprometida com a proteção da água, a Fortlev, líder em fabricação de caixas d’água no Brasil e com grande participação no segmento de tubos e conexões, há quase 30 anos desenvolve produtos com alta tecnologia voltados para a preservação tanto de pequenos quanto de grandes volumes desse líquido precioso. “A conscientização sobre armazenamento de água, principalmente a da chuva é muito importante. Já existem soluções inteligentes para esse armazenamento e aproveitamento em atividades como lavar varandas e carros, regar plantas ou dar descarga no vaso sanitário”, destaca o diretor Comercial e de Marketing da Fortlev, Wenzel Rego.

Ele também lembra que muitas pessoas ainda improvisam quando o assunto é estocar água em casa. “É preciso cuidado, pois alguns recipientes utilizados podem conter substâncias ou resíduos prejudiciais à saúde. Além disso, a água potável, se armazenada de forma inadequada, pode sofrer alterações de cor, turbidez, sabor e odor, precisando ser descartada. Por isso, a dica é usar caixas ou tanques apropriados para essa finalidade, especialmente os de polietileno, matéria-prima indicada atualmente para reservatórios de água por ser leve e possuir alta durabilidade e resistência, além de proteção contra os raios UV”, explica Wenzel.

A Fortlev oferece a maior variedade de modelos de reservatórios e capacidades de armazenamento do mercado. Somente na linha de polietileno são 27 opções, variando de 100 litros a 20 mil litros. Entretanto, os volumes mais utilizados pelos brasileiros são os de 500 e 1.000 litros. E não podemos esquecer das tampas, que possuem travas ou são rosqueáveis com ¼ de volta, essenciais para impedir o acúmulo de sujeiras e entrada de insetos.

Soluções

Com a mesma funcionalidade das Caixas d’Água, para armazenamento de água potável, a empresa produz os Tanques Fortlev, também em polietileno, em 9 diferentes volumes, que variam de 310 a 20 mil litros. Possuem tampa de ¼ de volta, que garante vedação total, rápida e segura para perfeita conservação da água, vêm com adaptador flange instalado e garantia de cinco anos.

Com as capacidades de 500 e 1.000 litros, o Tanque Antibacteriano Fortlev é fabricado em polietileno, com design exclusivo, possui garantia de 10 anos e superfície interna branca antibacteriana, desenvolvida em parceria com a Microban, líder mundial em soluções antimicrobianas. A proteção, que foi incorporada no processo de fabricação, garante maior defesa para o reservatório, uma vez que a tecnologia inibe a fixação e proliferação de bactérias e superbactérias.

O reservatório possui fechamento rápido e suave, tampa rosqueável de ¼ de volta e vedação total, o que impede a entrada de sujeira e insetos e garante a conservação da água. Além disso, os tanques já saem de fábrica com dois adaptadores flanges instalados: saída de 50 mm x 1.1/2” e extravasor/ladrão de 32 mm x 1”, o que facilita sua instalação. O design também facilita a instalação do reservatório em construções que apresentam telhados baixos.

Sem desperdício

De olho em soluções para melhor aproveitamento da água, a Companhia lançou recentemente o Coletor Ecobanho, que pode armazenar de forma prática a água limpa que cai enquanto o chuveiro a gás a aquece, e que vão literalmente para o ralo e pode ser aproveitada em diversas finalidades, como lavar o carro, o vaso sanitário, o quintal e até regar as plantas. Basta colocar o Coletor Ecobanho Fortlev embaixo do chuveiro com a válvula anti-inseto aberta para cima, e a água que cai enquanto o chuveiro a aquece será guardada ali. Depois é só fechar a válvula e deixar o produto “em pé” num canto do box. Finalizado o banho, a alça facilitará o transporte para o local de uso da água armazenada. O formato ergonômico e o design inovador do produto foram pensados para ocupar pouco espaço e impedir a entrada de insetos.

Aproveitamento de recursos naturais

Outra boa forma de reservar água é fazer a captação de água da chuva, por isso a Fortlev conta em sua linha de reservatórios com opções para quem possui em sua casa, condomínio ou empresa um pequeno espaço livre. É o Tanque Slim, com capacidade de 600 litros, que pode ser interligado a outro, ampliando a capacidade de armazenamento e atendendo assim condomínios, por exemplo. O produto inclui, também, um Separador de Folhas.

Para volumes maiores há a opção das cisternas horizontal e vertical, que podem ser enterradas e têm capacidade de armazenar 2.500 e 5.000 litros de água de chuva captadas de calhas colhedoras. Esses produtos, fabricados em polietileno, dispensam alvenaria e necessitam apenas de escavação rasa. As paredes internas são lisas, sem porosidade, de fácil limpeza e evitam a proliferação de bactérias ou microrganismos. Os produtos também podem servir de reservatório inferior de água potável. Vale lembrar que a cisterna horizontal é um produto exclusivo da Fortlev, pode ser instalado na presença de lençol freático, já vem pronto para instalar, e contém filtro interno para contenção de detritos.

Conheça as demais soluções Fortlev que ajudam a armazenar água: www.fortlev.com.br