Voltar

Como instalar corretamente o Biodigestor

27/02/2018

Com uma tecnologia simples, mas de grande eficiência e praticidade, o Biodigestor da Fortlev trata o esgoto domiciliar e pode ser instalado em casas, estabelecimentos comerciais, sítios, chácaras ou qualquer outro local com necessidade de tratamento de esgoto domiciliar.

Graças ao sistema impermeável, o equipamento impede a contaminação do solo, contribuindo para cuidar da água e do solo. Outro diferencial está na eficiência: apenas com o biodigestor é possível tratar até 80% da matéria orgânica do esgoto.

A Fortlev, líder em fabricação de Caixas d’Água no Brasil e com grande participação no segmento de tubos e conexões, além de disponibilizar juntamente com seus produtos os manuais de instalação e uso, mantém aqui  no site e nas mídias sociais (https://www.fortlev.com.br/english/videos/) um vídeo de cerca de 3 minutos que ensina como fazer a instalação.

Aqui no site, a Fortlev também fornece respostas para as dúvidas mais frequentes dos clientes. Para ler, acesse: https://www.fortlev.com.br/english/produto/biodigestor-fortlev/.

Como funciona

Formado por uma configuração híbrida entre Reator Anaeróbio e Filtro Anaeróbio, o Biodigestor Fortlev foi desenvolvido para atender uma residência com até cinco pessoas, podendo também ser conectado a outro e assim atender a um maior número de usuários.

O efluente é conduzido até o equipamento onde se processa a biodigestão anaeróbia, que transforma a matéria orgânica em lodo estabilizado, biogás e esgoto tratado. O resultado do processo é um efluente não agressivo ao meio ambiente.

Para retirar o lodo que se acumula no fundo do recipiente há duas opções: descartar para um leito de secagem, construído ao lado do equipamento, ou utilizar o serviço do caminhão limpa-fossa. Já o biogás deve ser liberado para o exterior através de uma tubulação. E o esgoto tratado é descartado pela tubulação de saída, seguindo as normas estabelecidas pelo órgão ambiental de sua cidade.

Como instalar

A instalação de um biodigestor deve ser acompanhada pelo responsável técnico da obra, seguindo as orientações do fabricante, o que inclui o aterramento do equipamento.

Também é preciso fazer a base de assentamento e a compactação do solo no entorno em camadas com uma mistura de terra e cimento. Para as instalações feitas na garagem da residência ou outro local com passagem de veículos, a orientação da Companhia é fazer uma laje de fechamento com altura livre de 20 cm e tampa para inspeção e manutenção.

Caso ainda tenha dúvidas, a Fortlev conta com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que recebe pelo e-mail faleconosco@fortlev.com.br.